Os Sete Sintomas Predominantes da Fibromialgia

A fibromialgia pode causar sintomas como dor muscular generalizada, dificuldade de concentração, cansaço e rigidez no corpo, especialmente ao acordar pela manhã ou após permanecer muito tempo com o corpo parado.

Embora a fibromialgia não tenha causa específica, é mais comum de acontecer em mulheres com sobrepeso, que têm falta de atividade física e que sofrem de doenças como ansiedade ou depressão. Entenda melhor o que é fibromialgia.

Em caso de suspeita de fibromialgia é importante consultar um reumatologista, para confirmar o diagnóstico. O tratamento pode envolver fazer exercício físico regularmente, fisioterapia e/ou usar medicamentos, como duloxetina e pregabalina.

Principais sintomas de fibromialgia:

1. Dor constante no corpo
Pessoas que possuem fibromialgia geralmente sentem dor constante em todo corpo por mais de 3 meses, sem que esteja relacionada a outras doenças. Essa dor é mais frequente na parte inferior das costas, no pescoço, no quadril e nos joelhos.

2. Dor intensa ao toque
Além da dor constante, também é comum a dor aumentar ao toque de pontos específicos no corpo, como a lateral dos quadris e a junção do pescoço com o ombro, que são conhecidos como “pontos de dor” da fibromialgia. Conheça os pontos de dor da fibromialgia.

3. Cansaço frequente
O cansaço excessivo é outro dos principais sintomas da fibromialgia, surgindo especialmente pela manhã, e pode acontecer tanto em pessoas jovens como em adultos, sem que seja causado por outra doença.

4. Alterações no sono
A fibromialgia também provoca alterações no sono, como ter dificuldade para adormecer, acordar várias vezes durante a noite ou ter o sono leve. Dessa forma, pessoas com fibromialgia geralmente acordam cansadas e com a sensação de que não dormiram bem.

5. Rigidez muscular
A fibromialgia também pode causar rigidez no corpo e dificuldade para movimentar, principalmente ao acordar. Essa rigidez geralmente não dura mais que 30 minutos.

6. Problemas de memória e concentração
Problemas de memória e dificuldade para manter a concentração são outros sintomas frequentes da fibromialgia que podem prejudicar a realização das tarefas diárias.

7. Síndrome do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável é comum em pessoas com fibromialgia, podendo surgir sintomas como diarreia e prisão de ventre, além de dor abdominal. Confira os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Como confirmar o diagnóstico:
O diagnóstico da fibromialgia é confirmado pelo clínico geral ou reumatologista levando em consideração os sintomas, a localização das dores, o histórico de saúde da pessoa e o exame físico, em que normalmente são avaliados os pontos de dor de fibromialgia.

Como é feito o tratamento:
O tratamento da fibromialgia normalmente envolve medidas, como adotar hábitos de sono mais saudáveis, praticar exercícios físicos regularmente e evitar estresse, e medicamentos como antidepressivos ou anticonvulsivantes.

Especialmente quando os sintomas não respondem bem ao tratamento inicial, o médico também pode indicar psicoterapia e fisioterapia, por exemplo. Além disso, também podem ser indicadas massagens, hidroginástica, yoga e aromaterapia para aliviar os sintomas.

Caso existam doenças como ansiedade e depressão, o seu tratamento adequado também é importante, podendo ser indicado o acompanhamento com o psiquiatra.

Imagem em destaque – Crédito Via Freepik wayhomestudio

Deixe um comentário